2013/2014
08 Mar, 2016

No inico da época 2013/2014, iniciamos uma nova fase na vida do clube. Criamos a Academia, com a pretensão de contribuir para a deteção e acompanhamento de crianças e jovens, que no futuro venham a ser atletas de referência na modalidade. Como todos sabemos, os campeões não surgem por acaso. Para se atingir resultados de relevo é necessário um longo trabalho, desde a formação até a alta competição. A ideia foi mesmo apostar num projeto que aponte para a sustentação, no futuro, das equipas de competição do clube e que possam representar o concelho e o nosso país nas diversas competições internacionais.

O Olímpico Vianense manteve no seu plantel 44 atletas dos diferentes escalões. Este grupo de atletas potenciou nesta época um crescente desenvolvimento da modalidade no concelho de Viana do Castelo, tendo o Olímpico Vianense alcançado resultados desportivos de excelência que em muito dignificaram o Clube e a cidade.

Para além da vertente competitiva, o Olímpico Vianense, continuou o desenvolvimento do seu projeto social através da promoção da atividade física regular e o desporto para todos. Nesse sentido, o Clube de Atletismo Olímpico Vianense organizou vários eventos, destacando-se o l º Crosse Internacional de Viana do Castelo, que movimentou ao longo de um dia inteiro Crianças, Jovens e Adultos, em todas as vertentes desde jogos lúdicos, caminhada, BTT e Corta Mato com a presença de alguns dos mais conceituados atletas portugueses. Participaram neste evento, realizado no parque da cidade, cerca de 800 pessoas.

Em termo de resultados individuais, destacamos: Miguel Ribeiro, Campeão Regional sénior de Corta Mato longo e Campeão Regional sénior de Corta Mato curto; Lúcia Ribeiro, Campeã Regional sénior de Corta Mato; Bruno Pedra, Campeão Regional de Corta Mato (Juvenis Masc.), Campeão Regional de 2000 metros/Obs. (Juvenis Masc.), Campeão Regional de 1500m (Juniores); Filipa Vieira, Campeã Regional de 60m/barreiras (Infantis); Pedro Afonso, Campeão Regional de Quadruplo Salto (Infantis), Campeão Regional de Lançamento do Peso (Infantis), Recordista Regional de Lançamento do Dardo (Infantis); Margarida Pinto, Campeã Regional de Salto em Altura (Infantis); Ricardo Pedra, Campeão Regional de Corta Mato (Infantis), Campeão Regional de 1000 metros (Infantis), Campeão Regional de 600 metros (Infantis), Campeão Regional de 60 m/Barreiras (Infantis); Luísa Cardoso, Campeã Regional de Salto em Comprimento (Infantis), Campeã Regional de Quadruplo Salto (Infantis).

No que diz respeito a resultados coletivos, destacamos: campeões Regionais de Pista (Infantis masculinos); campeões Regionais de Pista (Infantis Femininos); campeões Regionais de Pista (Iniciados masculinos); campeões Regionais de Pista (Iniciados Femininos); campeões Regionais de Estafetas (Infantis Masculinos); campeões Regionais de Estafetas (Infantis Femininos).

Relativamente aos escalões de competição, destacamos os títulos regionais individuais e coletivos de seniores masculinos, quer na corta mato quer em estrada.

No decorrer desta época demos continuidade à prática do BTT, dinamizando a secção que tinamos iniciado na época transata. No decorrer desta época inscrevemos 30 atletas na modalidade. O ponto alto da secção foi a realização do evento “24 horas de resistência”, juntamente com a taça de Portugal, em viana do castelo, organizado pelo nosso clube.