Ana Coelho: “Um atleta bem descansado, alimentado e treinado vai ser um vencedor”
14 Out, 2020

O Clube de Atletismo Olímpico Vianense está a desenvolver um conjunto de protocolos com profissionais de várias áreas. Ana Coelho é nutricionista e vai acompanhar os atletas na alimentação, na época 2020-2021.

Ana Coelho, 31 anos, natural de Viana do Castelo estudou Ciências da Nutrição, no Porto e, recentemente, lançou um blogue “sobre o dia-a-dia seja de treinos, nutricionismo e atualidades”. “O Após a Sopa (https://www.aposasopa.com/) surgiu este verão e não é aquele típico blogue com receitas. Há-de ter algumas, mas o objetivo é manter as coisas mais informais possíveis e ter voz fora da consulta, não perdendo a nossa linha alimentar enquanto portugueses e mediterrânicos”, explicou a nutricionista, justificando o nome do projeto: “É simples e pode ser lido de trás para a frente. É só depois da sopa que a gente conversa.”

Em 2011, terminou o curso e pouco tempo depois, encontrou trabalho na área, mas no emagrecimento. Ana Coelho acompanhou pessoas com problemas de obesidade e outros associados. Em 2015, “o bichinho” do desporto começou a crescer. “Sou atleta desde os quatro anos. Fiz natação, pratiquei voleibol e, depois da faculdade, enverguei pelo treino de ginásio. Nesse mesmo ano, entrei na área do fitness e participei em algumas competições”, contou, admitindo que foi a partir daqui que surgiu o gosto pela nutrição desportiva. “É claro que a motivação também me deu gosto para voltar a estudar e trabalhar com atletas dentro da área”, acrescentou.

Atualmente, Ana Coelho faz ginásio e pratica surf. A amizade com o atleta Miguel Ribeiro fez nascer uma parceria com o Clube Olímpico Vianense através do treinador e coordenador, Mário Cunha. ” Esta relação próxima torna tudo mais simples quando se trata de ajustar pequenos detalhes dentro da área alimentar. Numa conversa, percebemos que havia uma possibilidade de abranger os atletas mais jovens que poderiam aprender alguma coisa e melhorar a performance com base na parte alimentar”, explicou, salientando a importância da alimentação dos atletas. “Não só tem um foco importante no rendimento durante treinos e provas, como também na recuperação do dano que é causado. Um atleta bem descansado, alimentado e treinado vai ser um atleta vencedor. Portanto, será uma combinação de vários pilares de uma fundação que se pretende que seja sólida”, frisou.

A nutricionista e atleta já deixou algumas sugestões para “abrir horizontes e fugir do típico pão com manteiga e leite de chocolate”. “Entregamos uns panfletos com algumas recomendações para antes e depois do treino que visam garantir um bom rendimento e boa recuperação. São três sugestões para que seja o mais variado possível”, disse, assegurando a possibilidade de um acompanhamento mais próximo, visto que, numa primeira fase, a abordagem é geral. “As recomendações não são tão  detalhadas, precisamente, para garantir que há espaço. Se o atleta tem mais fome, não está recuperar tão bem ou tem dores musculares, permita que se faça essa adaptação. Se algum quiser um acompanhamento mais detalhado, irá tê-lo certamente”, terminou.

Para além de Ana Coelho, o clube vai ainda contar com o apoio da psicóloga Filipa Cunha.