José Rocha vai correr pelo Olímpico Vianense na próxima época
08 Nov, 2018

José Rocha, atleta de alta competição, anunciou a 29 de outubro que, na próxima época, vai correr pelo Clube de Atletismo Olímpico Vianense. A notícia avançada pelo próprio adianta que vai “ voltar a praticar o verdadeiro desporto, sem pressão dos resultados e os compromissos do clube”.

O atleta admite que “não é o fim da atividade desportiva, porque isso é impensável, mas o ciclo da alta competição fecha aqui”.

Aos 42 anos, José Rocha afirma que “as dificuldades e adversidades causadas por este desporto fez de mim um homem diferente, foi uma escola de virtudes onde aprendi ensinamentos importantes para toda a vida.”

José Rocha, que correu nos últimos dois anos pelo Sporting, começou a correr aos 16 anos no SIRA, de Aldreu. Aos 18 anos transferiu-se para o Clube de Atletismo de Mazarefes, onde, no escalão de júnior, bateu recordes regionais e conquistou pódios nacionais de 5000 e 3000m. Pode ler-se no artigo do Desporto em Viana.

No primeiro ano de sénior, o atleta alcançou o 3º lugar nos 3000m em pista coberta e a sua primeira aventura no Sporting iniciou-se aos 20 anos de idade. No entanto, “as coisas não correram bem” e “por falta de apoio” abandonou a competição durante sete anos. O regresso foi no Clube de Atletismo Olímpico Vianense, passando mais tarde pelos Cyclones, onde, em 2005, se sagrou campeão nacional dos 3000m.

O artigo avança ainda que, na temporada seguinte, foi contratado pelo Maratona Clube de Portugal e por lá conquistou vários pódios nacionais de clubes e tornou-se campeão europeu de corta mato de clubes. Conquistou também, por quatros vezes, o 2º lugar na distância de 5 mil metros e, por duas vezes, sagrou-se campeão nacional.

O atleta representou Portugal em cinco europeus de corta mato, onde fez um 3º lugar, um 6º lugar e um 23º lugar. No mundial de cross conseguiu um 41.º lugar. Em pista alcançou o 3º lugar nos 10 mil metros no campeonato europeu de seleções e nos 5 mil metros nos Ibérico-Americano. Em 2009 foi 3º lugar na Taça dos Clubes Europeus.

Em 2012, foi campeão nacional dos 10 mil metros. Venceu várias corridas de São Silvestre. De regresso ao Olímpico Vianense, em 2015, venceu a 18ª Meia Maratona Manuela Machado.